quem somos
serviços
vantagens
clientes
fale conosco
Cadastro de Currículos
principais contatos
Av. Rui Barbosa, 1725 - Centro
Macaé Shopping - Salas 20 e 21 - 1º piso
Macaé / RJ CEP 27915-010
Telefax: 55 (22) 2772-0598
COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO
 
Primeira página

- Procure manter o seu currículo, preferivelmente, em duas páginas. Um currículo de três páginas é, hoje, considerado extenso.

- Logo no início da primeira página, devem ser colocados o seu nome, endereço e números de telefone. Não há outro lugar melhor para colocar essas informações - como os currículos são lidos rapidamente, você pode perder uma oportunidade se o leitor pensar que você esqueceu de colocá-las.

- Em seguida, aparece o seu objetivo profissional, que não deve ultrapassar uma linha. Por exemplo: "Técnico de Segurança Bilingue".

- Mencione depois, um resumo das suas qualificações profissionais. Por exemplo: "Técnico de Segurança especializado em segurança do trabalho cinco de anos de experiência offshore".

- Ao colocar datas de títulos no currículo, certifique-se de incluir as datas de início e final de cada curso do lado esquerdo da página.

- Na relação de empregos anteriores, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página, depois do nome de cada empresa.

- Não separe os cargos com textos, pois eles perdem o impacto do número e da seqüência.


Segunda página

- Faça uma relação de resultados obtidos em cada empresa, sempre de maneira sucinta. Evite analisar, apenas informe.

- Se foi promovido muitas vezes, enfatize isto, brevemente, no seu currículo.


- As promoções que obteve são as melhores referências, pois denotam que você foi um colaborador excelente, transmitem que o seu chefe o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.

- Para registro de um emprego em que você obteve promoções, certifique-se de incluir a data de entrada e a data de saída ao lado esquerdo da página e as datas para cada título ao lado direito da página. Se você não seguir esta norma e colocar todas as datas do lado esquerdo, uma rápida leitura poderá deixar a impressão de que você troca de emprego com freqüência.

- Se você for trabalhador jovem, que ainda não acumulou muitos empregos, tente montar o seu currículo em uma só página.

- Antes de escrever o modelo final, revise-o com duas ou três pessoas para checar as informações e verificar a correção ortográfica. Erros de português, gramaticais, ortográficos ou de concordância, comprometem seriamente o currículo de qualquer pessoa. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

- Graficamente, o seu currículo precisa ser atraente. Lembre-se de que ele é a propaganda do "produto" mais importante: você!

- Deixe margens largas e muitos espaços em branco. Não faça a composição gráfica com letras muito pequenas porque pode dificultar a leitura.

- Procure não variar a fonte das letras, mas aproveite os recursos de sublinhar, colocar em negrito ou em itálico, e até o uso de letras maiúsculas para enfatizar.

- Há muito mais o que dizer a respeito de currículo, porque a sua elaboração exige, ao mesmo tempo, simplicidade na apresentação e complexidade na avaliação dos elementos que o compõem.
« Ir para Carreira e Sucesso
« voltar     
 
 
Desenvolvimento de Sistemas para Internet